Vestido Caipira

O vestido caipira é uma roupa tradicional das festas juninas. A sua origem é uma mistura de elementos multiculturais presentes no país. Os portugueses trouxeram a data de São João e Santo Antônio; os franceses trouxeram a dança; os chineses, os fogos de artifício, etc. O vestido caipira tornou-se costume e tanto mulheres adultas quanto crianças vestem-se com essas roupas nas festas caipiras, dedicadas a São João. É uma das datas mais divertidas do Brasil, e o vestido caipira é uma roupa típica que costuma vir com um visual completo. A maquiagem é muito importante também; bochechas exageradamente vermelhas feitas com blush, sardas falsas feitas com lápis preto, dentes pintados de preto, sobrancelhas exageradas, bigodes e barbas falsos, que também complementam o visual engraçado. Meias calças, meias arrastão, uma pessoa só usando meias de cores e tamanhos diferentes, sapatos trocados e tudo mais que a criatividade der conta que possa ser incluído na composição da sua roupa caipira.
vestido típico caipira
Na verdade, muitos elementos das festas tradicionais que temos hoje são adaptações cristãs de festas “pagãs”. A de São João, por exemplo, com a fogueira sagrada e a dança ao redor do fogo, era (e ainda é) a comemoração do solstício de verão, em 21 de junho, momento de maior força desse astro que encontra-se no seu ponto mais próximo da Terra.

roupas caipiras femininas e masculinas

Talvez a roupa caipira tenha virado um exagero do tipo de roupa colorido e feito com retalhos do interior do país, já que as festas de São João eram mais comemoradas nessas regiões. O que acontece atualmente, é que muitas festas juninas fazem concursos dos vestidos e roupas caipiras mais originais e caprichadas, tanto das roupas femininas quanto das roupas masculinas.

roupa caipira na dança quadrilha

As pessoas podem fazer os seus próprios vestidos caipiras a partir de retalhos e tecidos coloridos, com estampas extravagantes, ou podem comprá-los prontos. Muitas anáguas, babados, volume, cores e apliques fazem dessa festa brasileira. Ainda tem a decoração, com as bandeirinhas, balões e sanfonas, a fogueira a céu aberto e a música de quadrilha, para que os participantes da festa, vestidos a caráter, dancem ao redor do fogo. Não vamos esquecer também das comidas típicas (quentão, bolo de fubá e salsichão) e das brincadeiras (pescaria, etc).

roupa festa junina

Publicidade - LAMG